Postagem que comemora a “vitória”: “Bem, acho que vencemos. Obrigado a todos que enviaram fotos de pedivelas quebrados”Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
Uma publicação sem muito alarde no perfil de Instagram @thanksshimano no dia 21 de setembro de 2023 revelava o fim de uma longa jornada de pegação no pé da famosa empresa japonesa líder mundial na fabricação de componentes de bicicleta.
“Bem, eu acho que vencemos. Obrigado a todos que mandaram fotos de um pedivela quebrado”, diz a legenda do post que resumia o fim de uma luta solitária e bem humorada contra o gigante japonês. O perfil tem 18 mil seguidores e 572 publicações. No dia 4 de março de 2024 o perfil postou a última denúncia de um pedivela Ultegra quebrado.
Os relatos de quebras, trincas e barulhos nos pedivelas Hollowtech II (Dura-Ace e principalmente a linha Ultegra) já eram conhecidos entre os ciclistas. O site www.bikeradar.com fez uma reportagem sobre o problema na época e em 2020, a Shimano descartou o problema, afirmando que era difícil determinar padrões de falhas devido ao uso diversificado de seus produtos.
Em 2021, o fórum do site www.road.cc publicou várias postagens sobre rangidos e potenciais problemas com os pedivelas, inclusive alguns usuários relatavam quebras. Mas, apesar das evidências e relatos crescentes, a Shimano continuou a negar qualquer falha de projeto em seus pedais Hollowtech II.
Apesar das frequentes postagens do perfil @thanksshimano que comprovavam o elevado número de pedivelas quebrados, a Shimano preferiu ignorar os alertas e só assumiu o problema depois da notificação da entidade norte-americana CPSC (Consumer Protection Safety Comission), que denunciou pelo menos seis casos de ciclistas feridos, incluindo fraturas, contusões e lacerações, conforme relatou o site Bicycling.
Depois de seis anos de denúncias quase diárias ignoradas, finalmente a Shimano anunciou o recall dos pedivelas de carbono Hollowtech II fabricados entre 1º de junho de 2012 e 30 de junho de 2019.
“As partes coladas podem se separar e quebrar”, dizia o anúncio do chamado para as substituições voluntárias do componentes, mas sem dar muitos detalhes.
A história do perfil @thanksshimano é antiga. Tudo começou em 2017, quando o profissional da indústria de bicicletas nos Estados Unidos – alegadamente Braden Govoni – criou o perfil no instagram como uma brincadeira, publicando fotos de pedivelas Shimano quebrados.
Com mais e mais ocorrências, o problema ganhou visibilidade mundial com vários relatos de pedivelas Ultegra de carbono rachados ou quebrados aparecendo nas redes sociais.
Inicialmente o recall foi anunciado para os Estados Unidos e Canadá, em um número estimado em 780 mil pedivelas. Não demorou até a empresa anunciar o recall mundial. No Brasil, o recall está em andamento e já contemplou muitos usuários com pedivelas novinhos em folha e substituição totalmente gratuita.
Os números são guardados a sete chaves e a empresa não gosta muito de falar sobre o tema, mas no mundo todo estima-se que são por volta de 2,8 milhões de pedivelas a serem substituídos, numa operação de aproximadamente US$ 18 milhões.






