Copa do Mundo de MTB: Jenny Rissveds e Chris Blevins vencem XCO em Araxá

Entre os brasileiros, destaque para Ulan Galinski, o 12° na Elite, e Giuliana Morgen, 7ª na Sub-23

Bikemagazine
12 de abril de 2025

 

Jenny Rissveds no caminho da vitória em Araxá

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/Michal Cerveny/Whoop UCI MTBWS

A rodada dupla da Copa do Mundo de MTB em Araxá (MG) terminou neste sábado (12 de abril) com as vitórias de Christopher Blevins (Specialized Factory Racing) e Jenny Rissveds (Canyon CLLCTV XCO) na disputa do cross country olímpico.

Blevins encerra a jornada dupla com a liderança da classificação geral da Elite masculina tanto do Short Track (XCC) quanto do XCO, após garantir sua primeira dobradinha no XCC, além de uma vitória e um segundo lugar no XCO.

Blevins na disputa em Araxá

Após conquistar a vitória há uma semana no mesmo local, a Specialized Factory Racing dominou novamente o pódio masculino, mas desta vez foi pressionada até o fim pela vitória. Um grupo líder de 10 ciclistas chegou à última volta junto. Na subida final, Blevins foi o mais rápido no sprint, à frente dos companheiros de equipe Martin Vidaurre em segundo e Adrien Boichis em terceiro.

Já Rissveds teve uma vitória mais confortável na prova das mulheres, após cronometrar seu ataque no meio do percurso com perfeição e construir uma vantagem incontestável. Após vencer a Copa do Mundo UCI XCO da semana passada, Samara Maxwell (Decathlon Ford Racing Team) se distanciou do pelotão perseguidor para assumir o segundo lugar, e Evie Richards (Trek Factory Racing – Pirelli), com hematomas, se recuperou de um acidente no início da prova e disparou para o terceiro lugar.

O percurso em Araxá proporcionou um desafio diferente do da semana passada, com subidas curtas e intensas trocadas por uma subida de quatro minutos – que os homens enfrentaram 10 vezes e as mulheres, uma a menos.

Blevins na vitória do cross country

A Specialized tentou repetir a vitória da semana passada, abrindo vantagem na subida inicial, mas desta vez foi seguida por um grupo de ciclistas na liderança. O campeão nacional alemão Luca Schwarzbauer (Canyon CLLCTV XCO) foi um dos que tentou testar o quarteto da Specialized Factory Racing – incluindo Victor Koretzky – à frente da competição. Simone Avondetto (Wilier-Vittoria Factory Team) se posicionou no meio do pelotão da Specialized Factory Racing e os impediu de avançar, enquanto Luke Moir e Filippo Colombo (Scott-SRAM MTB Racing Team) também representavam uma ameaça no grupo da frente.

Boichis parecia estar sofrendo com o calor na metade da prova e caiu para um segundo grupo, deixando seus companheiros de equipe da Specialized Factory Racing em um grupo de quatro líderes, junto com Avondetto. No entanto, Boichis reagiu e trouxe o segundo grupo de volta para seu companheiro de equipe, formando um grupo líder maior. Após resistir aos ataques da Specialized Factory Racing, Avondetto levou a corrida para seus oponentes na sétima subida, mas a descida rápida permitiu que o grupo da frente voltasse a ficar com 10 ciclistas.

O suíço Fabio Puntener atacou pela zona de alimentação ao entrar na penúltima volta, enquanto a Specialized Factory Racing parecia estar perdendo o controle da frente. Vidaurre reagiu e atacou no topo da subida, sendo perseguido pelos companheiros de equipe Blevins e Boichis na descida. Foi Puntener quem abriu uma pequena vantagem na última volta, após atacar pela zona de alimentação pela segunda vez.

No entanto, foi alcançado e a Specialized Factory Racing liderou as quatro primeiras posições na subida final – liderada por Blevins e Boichis. O líder da categoria, Koretzky, foi o primeiro a ceder na subida enquanto o companheiro de equipe Boichis atacava na descida. A Specialized Factory Racing havia despachado seus rivais na reta final, com Boichis, Blevins e Vidaurre com uma vantagem de oito segundos sobre o italiano Avondetto.

Usando sua velocidade no XCC, foi Blevins quem ultrapassou Vidaurre, ficando em segundo e Boichis em terceiro. “Foi tudo um borrão, adoro esse tipo de corrida em que tudo acontece ao mesmo tempo e você precisa se manter focado”, disse Blevins. “É uma sensação muito boa fazer isso com a equipe. Estávamos tão unidos como uma unidade, há algo especial nas quatro camisas vermelhas na frente. Quando todos nos pressionamos, é como se o ferro afiasse o ferro, e é difícil descobrir exatamente o que fazer com as táticas da equipe. Ter quatro camisas vermelhas na frente está mudando a forma como corremos.”

Blevins agora lidera a série geral e acrescentou: “Vou encarar corrida por corrida. É um ano longo e muita coisa pode mudar. Só preciso seguir meu processo, como faria se não corresse bem neste fim de semana. Vou me concentrar na próxima.”

Entre os brasileiros, Ulan Galinski (Caloi Henrique Avancini Racing) seguiu mostrando consistência na temporada e foi o melhor atleta da casa na disputa, garantindo a 12ª posição – mesmo resultado dele na primeira etapa da Copa do Mundo. Alex Malacarne foi o 30°, Gustavo Xavier foi o 43°, José Gabriel o 49°, Nicolas Machado o 50°, Mario Couto o 55°, Sherman Trezza o 58° e Luiz Cocuzzi o 60°.

“Muito feliz em manter a consistência, senti que dei um passo adiante em nível mundial neste ano. O caminho até o topo do mundo é longo, mas a gente vai continuar trabalhando para chegar lá. Muito agradecido à torcida de todos, à energia de todos. É muito especial correr em Araxá e a torcida me empurrou a ter esses excelentes resultados nessas duas etapas”, comentou Ulan.

Jenny Rissveds na vitória solo

Após vencer a corrida de XCO da semana passada, Samara Maxwell (Decathlon Ford Racing Team) estava cheia de confiança e parecia assumir o comando durante os tensos minutos iniciais. Uma longa subida em cada volta provou ser um desafio extenuante sob o calor e, na segunda das nove voltas, Jenny Rissveds começou a se distanciar do pelotão, mas foi seguida de perto por Maxwell e Loana Lecomte (BMC Factory Racing). A redução do ritmo na descida e a seção plana na parte inferior do percurso fizeram com que as perseguidoras se reagrupassem a cada volta na primeira metade da corrida.

A manobra vencedora da corrida foi improvável, já que Rissveds abriu uma pequena vantagem na subida após cinco das nove voltas, e conforme suas adversárias diminuíam o ritmo, a campeã olímpica na Rio-2016 acelerava para construir uma vantagem. Procurando defender sua liderança geral, Maxwell atacou o grupo perseguidor em busca de Rissveds, mas teve dificuldades para se distanciar de atletas como Jennifer Jackson (Orbea Fox Factory Team) e Evie Richards (Trek Factory Racing – Pirelli).

As jogadas táticas atrás permitiram que Rissveds continuasse a aumentar sua vantagem sobre um grande grupo de 14 ciclistas. Ao chegar à penúltima volta, Rissveds tinha uma vantagem de 37 segundos sobre Wiedmann, Maxwell e Jackson, enquanto o grupo perseguidor começava a se fragmentar.

“É novidade para mim uma vitória solo. Estou ganhando confiança, o que é muito bom e um grande avanço em relação ao último fim de semana. Eu queria ficar com o grupo no começo e depois tentei me adaptar ao meu ritmo. Talvez eu tenha ido um pouco cedo demais, mas não tão cedo quanto no último fim de semana, e acho que foi inteligente”, disse a sueca.

Entre as brasileiras, Karen Olímpio foi a mais bem colocada, finalizando a prova na 28ª colocação. Raiza Goulão terminou na 30ª posição, Hercília Najara foi a 39ª, Sabrina Oliveira a 41ª, Liege Walter a 42ª e Luiza Souza a 43ª.

Isabella Holmgren domina no XCO da Sub 23

Na categoria Sub 23, Isabella Holmgren manteve seu início perfeito na temporada, conquistando a quarta vitória em quatro etapas no Brasil. Após vencer o XCC no dia anterior, a canadense assumiu o controle da prova de XCO, vencendo com uma vantagem de 50 segundos. Vestindo as listras de campeã mundial, Holmgren assumiu o controle na segunda volta, com apenas Valentina Corvi (Canyon CLLCTV XCO) conseguindo acompanhar seu ritmo.

O público brasileiro foi ao delírio com a participação de Giuliana Morgen, que conquistou a 7ª colocação em uma chegada emocionante e foi ovacionada pela torcida – foi o melhor resultado do país nas duas etapas inaugurais de 2025. Outras duas brasileiras também fizeram bonito: Luiza Cocuzzi foi a 26ª e Carolina Ferreira ficou com a 30ª colocação. Gabriela Ferolla não terminou a prova.

Finn Treudler comemora em Araxá

Na disputa do masculino, Finn Treudler (Cube Factory Racing), que venceu a etapa de abertura no fim de semana anterior, deu mais uma demonstração de sua boa fase. Insatisfeitos com o grande grupo líder que se formou na segunda das oito voltas, os companheiros de equipe da Cube Factory Racing, Treudler e Nikolaj Hougs, partiram para o ataque e abriram 15 segundos de vantagem sobre os demais. Com os companheiros de equipe dividindo o ritmo pelo terreno arborizado, os líderes abriram vantagem sobre os sete perseguidores.

O grupo perseguidor se dividiu na penúltima volta, com o norueguês William Handley e Elian Paccagnella (Wilier-Vittoria Factory Racing) abrindo caminho em busca do pódio. O campeão europeu Treudler pôde comemorar com triunfo, com Handley abrindo vantagem em segundo e Paccagnella segurando os perseguidores para completar o pódio.

O melhor desempenho entre os brasileiros foi de Guilherme Galvão, que terminou na 28ª posição. Na sequência, vieram Gustavo Roma (32°), Eiki Leôncio (33°), Vinicius Howe (36°) e Rafael Beghelli (38°).

Resultados completos aqui 

LEIA MAIS
Copa do Mundo de MTB no Bikemagazine

error: Conteudo protegido