Do Bikemagazine
Fotos de divulgação
O esloveno Jakob Omrzel (Bahrain-Victorious Development Team) arruinou no último dia o sonho do australiano Luke Tuckwell (Red Bull- Bora Hansgrohe-Rookies) de vencer o Giro d’Italia Next Gen, a versão Sub-23 da Grand Tour italiana. Tuckwell não conseguiu acompanhar Omrzel e o vencedor da etapa, o norueguês Jorgen Nordhagen (Visma-Lease a Bike-Development), nas últimas subidas da oitava e última etapa, em torno de Pinerolo.
No sábado, Tuckwell comemorou seu 21º aniversário e manteve a camisa na importante etapa de montanha até Prato Nevoso e manteve apenas 11 segundos de vantagem antes da etapa final, no norte da Itália, perto de Turim.
A equipe de Tuckwell controlou grande parte da etapa de 127km, mas Omrzel e Nordhagen abriram vantagem na segunda tentativa na subida de Prarostino, a 15km da chegada final. Tuckwell perseguiu até a linha de chegada, mas terminou 17 segundos atrás, perdendo a maglia rosa para Omrzel por 12 segundos após o cálculo dos bônus de tempo.
“Nordhagen e Omrzel tinham mais energia do que eu”, disse Luke Tuckwell, de 21 anos, em tom esportivo.
“Eu estava no meu limite, pedalei o mais rápido que pude, mas não consegui chutar. Até aquele momento, estava indo bem. Superamos a subida pela primeira vez com três atletas e estávamos controlando a corrida. A equipe tem sido incrivelmente forte.”
O Giro Next Gen ainda foi um resultado decisivo para Tuckwell. Ele ficou em décimo lugar na classificação geral em 2024 e melhorou significativamente após se juntar à equipe Red Bull-Bora-Hansgrohe Rookies.
“Se você tivesse me dito há uma semana que eu ficaria em segundo no Giro NextGen, eu teria ficado feliz com isso. Mas agora estou decepcionado. No entanto, aprendi muito esta semana. No ano passado, tive a indicação de que talvez pudesse ser um ciclista da classificação geral e esta semana provei a mim mesmo que posso.”
O Giro NextGen confirmou o enorme potencial de vários ciclistas, incluindo o companheiro de equipe de Tuckwell na Red Bull-Bora-Hansgrohe Rookies e campeão mundial júnior, Lorenzo Finn, da Itália.
O escalador Nordhagen, de 20 anos, parece ser o próximo talento da Visma para as corridas por etapas, enquanto Omrzel é um novo ciclista esloveno de etapas a ser observado. Pavel Novák, de 20 anos (MBH Bank Ballan CSB), venceu a etapa de Prato Nevoso e terminou em terceiro na classificação geral, com 35 segundos.
“É algo incrível vencer o Giro NextGen na minha primeira participação, eu não esperava por isso”, disse Omrzel após presentear seus companheiros de equipe do Bahrein com Prosecco.
“Não sou o próximo Pogačar, sou o jovem Omrzel. Não me dou conta de que minha primeira vitória na categoria sub-23 é a classificação geral do Giro NextGen. Ainda não me veio à cabeça o que conquistei. Tenho orgulho disso, mas não consigo encontrar as palavras certas.
“Isso acontece apenas alguns meses após meu grave acidente no Giro della Lunigiana. Quando eu estava no hospital, esperava voltar; nunca deixei de acreditar que conseguiria. Seria muito cedo para eu participar do Giro d’Italia no ano que vem, então acho que voltarei para defender meu título no Giro NextGen.”
RESULTADOS COMPLETOS
Results powered by FirstCycling.com
Mais informações no site oficial www.gironextgen.it






