Tour de France 2025: Ben Healy vence 6ª etapa; Van der Poel retoma liderança por 1s

Quinn Simmons supera Michael Storer e fica em segundo lugar

Bikemagazine
10 de julho de 2025

O irlandês Ben Healy na vitória solo

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação/ASO

O irlandês Ben Healy (EF Education-EasyPost) conquistou vitória solo na etapa 6 do Tour de France 2025, nesta quinta-feira (10 de julho), depois de um ataque a 42km da meta, e comemorou sua primeira vitória em etapas do Tour. Mathieu van der Poel (Alpecin-Deceuninck), que fez parte do grupo escapado, conseguiu retomar a camisa amarela da classificação geral e assumiu a liderança com 1 segundo de vantagem sobre Tadej Pogacar (UAE Team Emirates XRG).

Quinn Simmons (Lidl-Trek) superou Michael Storer (Tudor Pro Cycling) na íngreme subida final para ficar em segundo, depois que a dupla atacou para tentar perseguir Healy nos últimos 30km, mas não conseguiu alcançar o forte irlandês.

“É simplesmente inacreditável. É realmente para isso que trabalhei — não apenas este ano, mas o tempo todo. É realmente incrível, e horas e horas de trabalho duro de tantas pessoas, então retribuir hoje é realmente incrível”, disse Healy na chegada. “O ano passado foi realmente revelador e me fez acreditar que eu conseguiria [vencer uma etapa do Tour]. Eu simplesmente me dediquei, trabalhei duro e tentei refinar meu estilo de corrida também. Assisti a muitas filmagens e acho que hoje realmente valeu a pena.”

“Eu simplesmente me concentrei desde o início”, disse Healy sobre a formação difícil na fuga. “Talvez eu tenha me esforçado demais para conseguir a fuga, mas é assim que eu faço. E então, quando chegamos lá, tivemos que trabalhar muito para conquistar essa vantagem e pedalei o dia todo. Eu sabia que precisava me afastar do grupo e escolher o meu momento, e acho que cronometrei bem e, com sorte, os peguei de surpresa um pouco. Mas eu sabia o que tinha que fazer: simplesmente ir em frente e dar o meu melhor até a chegada”, completou o irlandês, que subiu para a oitava colocação na geral.

Depois de começar o dia liderando três classificações, Pogacar perdeu a liderança em todas elas. Tim Wellens (UAE Team Emirates) retomou a liderança de montanha e Jonathan Milan (Lidl-Trek) conquistou a liderança por pontos.

Van der Poel no grupo escapado

Para Van der Poel, voltar a usar a camisa amarela na próxima etapa será especial. “O plano inicial era tentar ficar na fuga. Demorou um pouco até o nosso grupo passar e, mesmo assim, tivemos que lutar para abrir vantagem. Senti que não tive meu melhor dia e, no final, estava lutando contra mim mesmo. É muito bom estar de amarelo para ir ao Mûr-de-Bretagne, um lugar especial para mim, mas quando você vê como o Tadej está pedalando, se ele ataca amanhã, ou o Jonas [Vingegaard] também, será muito difícil não só para mim, mas para todo o grupo”, afirmou.

“Vou me esforçar ao máximo para me recuperar o máximo possível de hoje e depois veremos amanhã, mas primeiro vou aproveitar a camisa amarela. Provavelmente só a terei por um dia”, completou.

Largada da etapa 6

Apesar da sensação inicial de que a etapa de 201,5 km até Vire Normandie seria um bom dia para a fuga, houve um atraso nos ataques iniciais, pois ficou claro que equipes como Lidl-Trek e Intermarché-Wanty pretendiam manter a união até o sprint intermediário, no Km 20. Foi exatamente isso que aconteceu, e no sprint houve uma grande disputa pelos pontos, com Jonathan Milan levando a melhor, à frente de Van der Poel e Biniam Girmay (Intermarché-Wanty). As tentativas de fuga começaram imediatamente após o sprint, com Healy e Simmons sendo os primeiros a sair.

Os 15km seguintes foram uma batalha constante pela fuga, com grupos tentando alcançar Healy e Simmons, mas todos se uniram no topo da primeira subida, onde Simmons conquistou o máximo de pontos com o pelotão logo atrás. Um minuto atrás – e crescendo – um grupo incluindo Milan, Girmay e Tim Merlier (Soudal-QuickStep) tentavam os alcançar. Wout van Aert (Visma-Lease a Bike) e Pablo Castrillo (Movistar) lideraram a próxima fuga, mas isso também não funcionou, e foi um processo longo, árduo e repetitivo até que uma fuga finalmente parecesse se formar, aos 65km da etapa.

Inicialmente, eram cinco: Van der Poel, Simmons, Healy, Will Barta (Movistar) e Harold Tejada (XDS-Astana), mas aumentaram para oito nos quilômetros seguintes, com Eddie Dunbar (Jayco AlUla), Michar Storer (Tudor Pro Cycling) e Simon Yates (Visma-Lease a Bike).

Nos 50km seguintes, sem subidas categorizadas por um tempo, a fuga se esforçou para tentar aumentar a vantagem. A 70km para o final, os oito líderes ampliaram a vantagem para cerca de três minutos, com a camisa amarela em jogo, com Van der Poel precisando de menos de um minuto e meio para assumir a liderança geral.

Ben Healy no caminho da vitória solo

Faltando 42km, os ataques na fuga começaram e Healy foi o primeiro a seguir sozinho, abrindo uma vantagem de 30 segundos ao longo de alguns quilômetros. Houve uma certa falta de coesão na fuga atrás, com a indefinição de quem deveria, ou poderia, perseguir Healy. Na subida seguinte, Cóte de Saint-Michel-de-Montiole, Storer e Simmons atacaram para perseguir Healy. Rapidamente, eles abriram uma boa vantagem sobre o restante do grupo, mas ainda estavam um minuto atrás de Healy faltando 20km, e a diferença só aumentou.

A 10km do final, a diferença de Healy era de quase dois minutos sobre Simmons e Storer, e de dois minutos e meio sobre Van der Poel. Healy cruzou com 2min44s à frente dos perseguidores. Simmons e Storer lutaram pelo segundo lugar, com o norte-americano superando o australiano no final.

O segundo grupo perseguidor começou a se desfazer nos últimos 5km, e Van der Poel se viu atrás, lutando para tentar conquistar a camisa amarela enquanto o pelotão acelerava atrás dele.

Apesar da vitória na corrida já estar garantida, houve uma pequena disputa pela classificação geral na subida final do pelotão, com a Visma tentando testar Pogacar, mas o esloveno foi mais forte, terminando à frente de Jonas Vingegaard.

RESULTADOS COMPLETOS

Results powered by FirstCycling.com

Próxima etapa
A 7ª etapa, nesta sexta-feira (11 de julho), com 197km entre Saint-Malo e a esperada dupla subida ao Mûr-de-Bretagne, vai celebrar a lenda local e o último vencedor francês do Tour de France Bernard Hinault, que fará 70 anos em novembro. O pelotão começa a etapa na Bretanha e passa por Saint-Brieu e pela cidade-natal de Hinault, Yffiniac.

A 7ª etapa tem chegada no Mur de Bretagne

AS ETAPAS
Etapa 1 – 5 de julho – Lille – Lille 184,9km
Etapa 2 – 6 de julho – Lauwin-Planque – Boulogne-sur-Mer 209,1km
Etapa 3 – 7 de julho – Valenciennes – Dunkerque 178,3km
Etapa 4 – 8 de julho – Amiens – Rouen 174,2km
Etapa 5 – 9 de julho – Caen – Caen ITT 33km
Etapa 6 – 10 de julho – Bayeux – Vire Normandie 201,5km
Etapa 7 – 11 de julho – Saint-Malo – Mûr-de-Bretagne 197km
Etapa 8 – 12 de julho – Saint-Méen Le-Grand – Laval 171,4km
Etapa 9 – 13 de julho – Chinon – Châteauroux 174,1km
Etapa 10 – 14 de julho – Ennezat – Le Mont-Dore 165,3km

Dia de descanso – 15 de julho

Etapa 11 – 16 de julho – Toulouse – Toulouse 156,8km
Etapa 12 – 17 de julho – Auch – Hautacam 18o,6km
Etapa 13 – 18 de julho – Loudenvielle – Peyragudes ITT 10,9km
Etapa 14 – 19 de julho – Pau – Luchons-Superbagnéres 182,6km
Etapa 15 – 20 de julho – Muret – Carcassonne 169,3km

Dia de descanso – 21 de julho

Etapa 16 – 22 de julho – Montpellier – Mont Ventoux 171,5km
Etapa 17 – 23 de julho – Bollène – Valence 160,4km
Etapa 18 – 24 de julho – Vif – Courchevel Col de la Loze 171,5km
Etapa 19 – 25 de julho – Albertville – La Plagne 129,9km
Etapa 20 – 26 de julho – Nantua – Pontarlier 184,2km
Etapa 21 – 27 de julho – Mantes-la-Ville – Paris 132,3km

LEIA MAIS
Tour de France no Bikemagazine
Site oficial do Tour de France

A CHEGADA

error: Conteudo protegido