Tucson inaugura o primeiro velódromo de alumínio do mundo

Velódromo no estado do Arizona (EUA) tem pista de 250 metros e curvas inclinadas a 42 graus

Marcos
12 de novembro de 2025

Velódromo foi construído com recursos da comunidade

Do Bikemagazine
Fotos de divulgação

O novo velódromo de Tucson, no estado do Arizona (EUA), entra para a história como o primeiro do mundo com pista de alumínio. Com 250 metros de extensão e curvas inclinadas a 42 graus, a estrutura foi projetada pelo tcheco com nacionalidade canadense Peter Junek, da empresa Junek Velodromes, e representa um marco para o ciclismo de pista na região sudoeste dos Estados Unidos. O velódromo é aberto (sem cobertura) e inauguração é nesta quarta-feira (12 de novembro).

A pista de alumínio recebe um pintura especial e o uso do material foi escolhido para atender às condições climáticas do deserto do Arizona. A solução garante resistência às altas temperaturas do verão e permite uso durante todo o ano, uma vantagem em relação às tradicionais pistas de madeira.

O projeto foi financiado integralmente por uma fundação privada, o que viabilizou a construção de um velódromo de padrão internacional sem recursos públicos. Todas as taxas cobradas dos usuários serão destinadas à manutenção e operação do espaço.

Pista de alumínio recebe uma pintura especial

Além da pista, o complexo conta com túnel de acesso, iluminação, sanitários, arquibancadas e edificações de apoio. O velódromo também foi concebido para abrigar eventos comunitários e esportivos diversos, como apresentações culturais, feiras de ciências e competições de paraciclismo, ciclismo tandem e patinação de velocidade.

Segundo os idealizadores, o Tucson Velodrome tem a missão de promover o ciclismo de pista e o desenvolvimento de novos talentos, com programas de formação, aulas e competições voltados à juventude da região. Como único velódromo do sudoeste norte-americano, o espaço pretende se tornar um polo de treinamento e eventos, atraindo atletas do Arizona, Novo México, Nevada, norte do México e até do Canadá, durante o inverno.

A iniciativa contou com o apoio do Conselho de Supervisores do Condado de Pima, que aprovou o projeto dentro de um plano mais amplo de incentivo ao ciclismo e ao turismo esportivo. Tucson é reconhecida como uma das principais cidades para pedalar nos Estados Unidos, com infraestrutura crescente e clima favorável para o treino ao ar livre.

Com o novo velódromo, a cidade reforça o título de “capital americana do treinamento ao ar livre”, consolidando sua posição entre os grandes destinos do ciclismo mundial.

Mais informações no site oficial https://tucsonvelodrome.com

error: Conteudo protegido