Do Bikemagazine
Fotos de Gaetan Flamme
Isaac Del Toro (UAE Team Emirates-XRG) conquistou neste sábado uma vitória de enorme impacto na sétima etapa do Tour Auvergne-Rhône-Alpes 2026. O mexicano foi o mais forte na brutal chegada ao alto do Grand Colombier, depois de 133,6km entre La Bridoire e uma das subidas mais temidas do ciclismo francês. Del Toro cruzou a meta com o tempo de 3h41min41s.
A etapa era uma das mais aguardadas da competição e entregou um roteiro dramático desde os quilômetros iniciais. Um dos principais candidatos à classificação geral, o jovem francês Paul Seixas (Decathlon–CMA CGM), sofreu uma queda em um trecho de descida apenas 32km depois da largada e precisou de uma longa perseguição para retornar ao pelotão.
Apesar do esforço e da ajuda de seus companheiros de equipe, Seixas não conseguiu acompanhar os melhores na subida final e perdeu tempo importante na classificação geral.
A movimentação ofensiva começou ainda longe da chegada. O espanhol Juan Ayuso (Lidl-Trek) atacou a 7km do topo do Grand Colombier e rapidamente abriu vantagem sobre os rivais.
Enquanto Ben Tulett e Matteo Jorgenson (Visma-Lease a Bike) tentavam controlar a situação, o líder da prova Luke Tuckwell (Red Bull-Bora-Hansgrohe) e Paul Seixas começaram a apresentar dificuldades para acompanhar o ritmo.
Com Ayuso chegando a abrir cerca de 20 segundos de vantagem, Isaac Del Toro lançou seu contra-ataque a 4km da meta. O mexicano alcançou o espanhol dentro dos dois quilômetros finais e, pouco depois, acelerou novamente para deixá-lo para trás.
Sem resposta dos adversários, Del Toro seguiu sozinho até a linha de chegada para conquistar uma das vitórias mais importantes de sua temporada.
Ayuso terminou em segundo lugar, a 24 segundos do vencedor. Tobias Johannessen (Uno-X Mobility) completou o pódio da etapa, a 38 segundos. Matteo Jorgenson foi quarto, a 41 segundos.
Paul Seixas cruzou a linha de chegada com atraso de 1min21s, enquanto Luke Tuckwell perdeu 2min33s para o vencedor.
Apesar do dia difícil, o australiano conseguiu preservar a liderança da classificação geral. Tuckwell segue com a camisa amarela e azul de líder, agora com 42 segundos de vantagem sobre Matteo Jorgenson e apenas 49 segundos sobre Isaac Del Toro.
Tentativas de fuga marcaram a primeira metade da etapa
Logo após a largada em La Bridoire, Kévin Vauquelin (Netcompany Ineos), Valentin Paret-Peintre (Soudal Quick-Step) e Clément Braz Afonso (Groupama-FDJ) protagonizaram a primeira tentativa de fuga do dia.
O trio, porém, foi rapidamente neutralizado pelo pelotão após a passagem pelo Col du Banchet.
Mais tarde, Sean Quinn (EF Education-EasyPost) e Pello Bilbao (Bahrain Victorious) iniciaram uma nova ofensiva, atraindo diversos escaladores para a frente da corrida.
Entre os integrantes da movimentação estavam Victor Lafay Burgaudeau (TotalEnergies), George Bennett (NSN), Clément Berthet (Groupama-FDJ), Quinn Simmons (Lidl-Trek), Laurens De Plus (Netcompany Ineos), Carlos Rodríguez (Netcompany Ineos), Valentin Paret-Peintre (Soudal Quick-Step), Jordan Jegat (TotalEnergies) e Sergio Samitier (Cofidis).
O grupo chegou a abrir vantagem, mas acabou sendo neutralizado a 12km da chegada, pouco antes do início da subida decisiva do Grand Colombier, com 8,4km de extensão e inclinação média de 10,2%.
Queda de Paul Seixas mudou a dinâmica da corrida
Um dos momentos mais dramáticos da etapa aconteceu logo após a retomada da corrida, que havia sido temporariamente neutralizada por questões de segurança em uma descida com presença de cascalho. Paul Seixas caiu em uma vala e chegou a ficar quatro minutos atrás do pelotão.
Com o auxílio de Aurélien Paret-Peintre, Nicolas Prodhomme e, posteriormente, Léo Bisiaux, o francês conseguiu reduzir a desvantagem e retornar ao grupo principal a 36 quilômetros da chegada.
O esforço, entretanto, cobrou seu preço na subida final, onde o jovem talento francês acabou cedendo diante dos principais candidatos à vitória.
Agora, com apenas uma etapa restante, a disputa pela classificação geral segue completamente aberta. Tuckwell continua na liderança, mas vê Matteo Jorgenson e Isaac Del Toro se aproximarem perigosamente antes da decisão final do Tour Auvergne-Rhône-Alpes 2026.
Próxima etapa
A oitava e última etapa do Tour Auvergne Rhône-Alps será neste domingo (14 de junho). Será mais uma jornada com chegada ao alto. O percurso de 120,1km começa em Beaufort e termina em Plateau de Solaison.
RESULTADOS COMPLETOS
https://firstcycling.com/race.php?r=15&y=2026&e=7
ETAPAS
1ª etapa – 07/06
Vizille – Saint-Ismier – 146,2 km
2ª etapa – 08/06
Saint-Martin-le-Vinoux – Le Puy-en-Velay – 234,3 km
3ª etapa – 09/06
Perreux – Perreux – 28,4 km (contrarrelógio por equipes)
4ª etapa – 10/06
Le Puy-en-Velay – Montrond-les-Bains – 167,4 km
5ª etapa – 11/06
Saint-Chamond – Villars-les-Dombes – 195,8 km
6ª etapa – 12/06
Saint-Vulbas – Crest-Voland – 182,3 km
7ª etapa – 13/06
La Bridoire – Grand Colombier – 133,6 km
8ª etapa – 14/06
Beaufort – Plateau de Solaison (Brison) – 120,1 km
Mais informações no site oficial https://www.tour-auvergne-rhone-alpes.fr/en









