Do Bikemagazine
Foto de divulgação Gabi Almeida
A Copa Internacional de Mountain Bike (CiMTB) realiza neste fim de semana, em Congonhas (MG), a etapa final da temporada 2026. As principais provas da programação terão transmissão ao vivo pelo canal oficial da competição no YouTube.
A programação começa nesta sexta-feira (25), com as disputas de Short Track (XCC), e segue no sábado (26), com as provas de Cross Country Olímpico (XCO). No domingo (27), a atração será a Maratona (XCM).
A transmissão pode ser acompanhada pelo canal da CiMTB no YouTube https://www.youtube.com/cimtb
Sexta-feira: Short Track
A sexta-feira será dedicada ao Short Track, com todas as provas previstas na programação sendo transmitidas a partir das 14h30.
As disputas serão realizadas em um circuito de pouco menos de 1 km por volta, montado na área da arena da CiMTB, na Praça de Eventos de Congonhas.
Sábado: Cross Country Olímpico
No sábado, a transmissão começa às 14h e terá como destaque as duas últimas baterias do programa, com as provas das Super Elites Feminina e Masculina do XCO.
O circuito do Cross Country Olímpico foi montado nas proximidades da Praça de Eventos e tem 3,9 km por volta, com aproximadamente 90 metros de altimetria acumulada.
Domingo: Maratona
No domingo, a transmissão da Maratona está prevista para começar às 8h40.
A prova terá três opções de percurso: o Percurso Completo, com 55 km e cerca de 1.300 metros de altimetria acumulada; o Percurso Reduzido, com 3 km e 1.000 metros de altimetria; e a prova Turismo, com aproximadamente 15 km.
Além das provas de mountain bike, a programação de domingo inclui a 6ª Corrida Ecológica Trail Run, com 7,6 km e largada prevista para as 8h.
Pontuação internacional
As disputas das Super Elites em Congonhas também valem pontos para o ranking mundial. O XCC é classificado como Classe 3, enquanto XCO e XCM são provas Classe 1.
Em 2026 e 2027, as provas de XCC e XCO da CiMTB também fazem parte do processo de pontuação do ranking olímpico para os Jogos de Los Angeles 2028.
A etapa final da temporada reúne mais de 1.000 atletas entre as competições de mountain bike e trail run. A arena está instalada na Praça de Eventos de Congonhas, próxima à BR-040, e a entrada é gratuita.
Mais informações no site https://cimtb.com.br






