Do Bikemagazine
Fotos de divulgação LaPresse
Jonas Vingegaard (Team Visma-Lease a Bike) venceu neste sábado (30 de maio) a 20ª e penúltima etapa do Giro d’Italia 2026. Com largada em Gemona del Friuli, a jornada teve 200km até a chegada ao alto em Piancavallo. O Maglia Rosa cruzou a meta com o tempo de 5h03min55s, a 39,48km/h de velocidade média.
A segunda colocação do dia ficou com o austríaco e vice-líder geral da competição Felix Gall (Decathlon-CMA CGM), que disputou a segunda colocação com o australiano Jai Hindley (Red Bull-Bora-hansgrohe), a 1min15s.
Com esta quinta vitória, Vingegaard ampliou a vantagem sobre Gall de 4min03s para 5min22s na classificação geral individual.
“Como ciclista, quero vencer o máximo de corridas possível. Decidimos dar tudo de nós hoje, já que era a última etapa de montanha. Nos dedicamos totalmente à etapa, os rapazes fizeram um trabalho incrível novamente e eu tive um dia fantástico na bicicleta. Ter cinco vitórias em etapas e uma vantagem sólida para a última etapa amanhã é muito especial para mim. Tivemos que improvisar meu ataque a 11km do topo porque Sepp Kuss disse que não estava muito bem, Bart Lemmen fez um trabalho incrível. O plano era atacar mais tarde, mas tivemos que mudar isso. Vamos torcer por um sprint em grupo amanhã em Roma e aproveitar os últimos momentos deste Giro d’Italia”, disse Vingegaard.
As demais colocação dos líderes da geral, bem como as camisas não tiveram alterações. Na classificação por equipes, a Visma-Lease a Bike manteve a liderança. A NetCompany-Ineos por sua vez ganhou uma colocação ao desbancar a RedBull-Bora-Hansgrohe e agora é a vice-líder entre as equipes.
Próxima etapa
O Giro d’Italia 2026 termina neste domingo com a 21ª etapa. Com largada e chegada em Roma, a jornada terá 131km em um percurso plano que vai até a cidade litorânea de Ostia e retorna para oito voltas em circuito de 9,5km nas ruas da capital italiana.
RESULTADOS COMPLETOS
Results powered by FirstCycling.com
ESTATÍSTICAS
- Nos últimos 50 anos, apenas dois ciclistas que não eram velocistas venceram pelo menos 5 etapas em um único Giro d’Italia: Tadej Pogacar, 6 em 2024, e Jonas Vingegaard, 5 neste ano.
- Apenas dois ciclistas entre os atuais conquistaram pelo menos 7 camisas de líder em todas as três Grandes Voltas: Jonas Vingegaard (7 no Giro, 27 no Tour, 15 na Vuelta) e Primoz Roglic (9 no Giro, 11 no Tour, 42 na Vuelta).
- 53ª vitória profissional para Jonas Vingegaard, o mesmo número de outro vencedor do Giro, Nairo Quintana.
- Cinco etapas neste ano tiveram os dois primeiros colocados: 1º Vingegaard e 2º Felix Gall (etapas 7, 9, 14, 16 e 20). Isso não acontecia em uma única edição desde 1934, quando Learco Guerra venceu Giuseppe Olmo em 6 etapas (3, 4, 6, 10, 12, 14).
- Quatro pódios de etapa idênticos neste Giro: Blockhaus, Pila, Carì, Piancavallo, todos com Vingegaard em 1º, Gall em 2º e Hindley em 3º. Nunca havia acontecido antes.
- O italiano Giulio Ciccone está prestes a conquistar a classificação de montanha pela segunda vez, depois de 2019.
- O francês Paul Magnier está prestes a se tornar o segundo vencedor mais jovem da classificação por pontos. Ele completará 22 anos e 47 dias no domingo. Beppe Saronni tinha 21 anos e 256 dias em 1979. Ele também está prestes a se tornar o 4º francês a vencer essa classificação, depois de Laurent Jalabert em 1999, Nacer Bouhanni em 2014 e Arnaud Démare em 2020 e 2022.
- A Dinamarca está prestes a se tornar o 18º país diferente a ter um vencedor do Giro d’Italia. Seu melhor resultado anterior havia sido um 6º lugar, conquistado por Jakob Fuglsang em 2020.
AS ETAPAS DO GIRO D’ITALIA 2026
1 – 8 de maio – Burgas – 147km
2 – 9 de maio – Burgas-Tornovo 221km
3 – 10 de maio – Plovdiv-Sofia – 175km
11 de maio – Transfer para Itália
4 – 12 de maio – Catanzaro-Cosenza – 138km
5 – 13 de maio – Praia a Mare-Potenza – 203km
6 – 14 de maio – Paestum-Nápoles – 142km
7 – 15 de maio – Formia-Blockhaus – 244km
8 – 16 de maio – Chieti-Fermo – 157km
9 – 17 de maio – Cervia-Corno alle Scale – 184km
18 de maio – Descanso
10 – 19 de maio – Viarregio-Massa Tudor – ITT – 42km
11 – 20 de maio – Porcari-Chiavari – 187km
12 – 21 de maio – Imperia-Novi Ligure – 177km
13 – 22 de maio – Alessandria-Verbania – 188km
14 – 23 de maio – Aosta-Pila (Gressan) – 133km
15 – 24 de maio – Voghera-Milão – 156km
25 de maio – Descanso
16 – 26 de maio – Bellinzona-Cari – 113km
17 – 27 de maio – Cassano d’Adda-Andalo – 202km
18 – 28 de maio – Fai della Paganella-Pieve di Soligo – 168km
19 – 29 de maio – Feltre-Alleghe (Piani di Pezzè) – 151km
20 – 30 de maio – Gemona del Friuli-Piancavallo – 200km
21 – 31 de maio – Roma-Roma – 131km
Mais informações no site oficial https://www.giroditalia.it







